quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Conferência de Jovens da ONU para a Rio+20


O pior que podemos fazer é não fazer nada e deixar que as coisas prolonguem seu curso perigoso. As transformações necessárias devem apontar para outro paradigma de relação para com a Terra e a natureza e para a invenção de modos de produção e consumo mais benignos. Isso implica inaugurar um novo patamar de civilização, mais amante da vida, mais ecoamigável e mais respeitoso, dos ritmos, das capacidades e dos limites da natureza. Não dispomos de muito tempo para agir. Nem muita sabedoria e vontade de articulação entre todos para enfrentar o risco comum”.
Leonardo Boff, Sustentabilidade: o que é – o que não é.

     Neste ano de 2012 realizou a quarta Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. As primeiras foram em Estocolmo, 1972, no Rio em 1992 e em Johannesburg em 2002. 
Grupo de Trabalho "Protagonismo da Juventude"
     Na primeira Conferência ocorrida no Rio, em 1992, conhecida como ECO-92, foi produzido um documento chamado Agenda 21, onde os países participantes assinaram um compromisso com um novo padrão de desenvolvimento ambiental. Foi nesta mesma Conferência que as Nações Unidas criaram os “Major Groups”, ou Grupos Prioritários, que são segmentos da sociedade entendidos como importantes no processo de desenvolvimento sustentável dos países. Ao todo são nove, sendo um deles referente a Crianças e Jovens (Major Group for Children and Youth). De acordo com o documento da Agenda 21: "A juventude representa cerca de 30 por cento da população do mundo. O envolvimento da juventude de hoje nas tomadas de decisões sobre o meio ambiente e desenvolvimento e na implementação de programas é fundamental para o sucesso em longo prazo da Agenda 21”[1]. Capítulo 25 da Agenda 21. 
Representante da CORAJEM no evento
         Assim, para a Rio+20, o Grupo Prioritário de Criança e Jovem da ONU realizou, nos dias 07 e 08 de junho, a Conferência de Jovens para a Rio+20, a chamada Youth-Blast (uma tradução seria “explosão da juventude”). Essa Conferência tem por finalidade preparar os jovens para a Rio+20, promovendo discussões e trocas de experiências entre grupos de jovens de todo o mundo. Nesta Conferência foi também elaborado um documento com propostas e sugestões, resultado das discussões de vários grupos temáticos, a ser enviado para a Rio+20. Representante da CORAJEM no evento 
          O evento contou com a presença vários representantes de movimentos sociais, a Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, a presidente do Conselho Nacional de Juventude, Angela Guimarães, entre outros. A Associação CORAJEM esteve presente, participando dos grupos de discussão juntamente com outras organizações de todo o Brasil. 

Nenhum comentário: