terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Associação CORAJEM realiza EAPJ – Escola de Agentes Populares da Juventude 2013

A Escola de Agentes Populares da Juventude – EAPJ, organizada pela Associação CORAJEM, já aconteceu em 2009 e 2010 e contou com a participação de aproximadamente 100 jovens, e chega em 2013 na sua 3ª edição.
A EAPJ é um espaço de reflexão, integração, troca de experiências sobre a realidade e vivências da juventude. Tem como objetivo estimular a participação social, organização de adolescentes e jovens e fortalecer a Associação CORAJEM para o desenvolvimentos de novos projetos e ações.
Os principais temas das etapas da EAPJ deste ano, foram: integração, comunicação e organização popular, que foram trabalhados através de dinâmicas, vídeos, rodas de conversa e troca de experiências e trabalho em grupo.
Neste ano, todas as etapas aconteceram no Conselho da Comunidade em Irati e contou com a participação muito ativa de 30 jovens e lideranças de várias comunidades de Irati, também contamos com a participação de lideranças dos municípios de Fernandes Pinheiro e Rebouças.
Várias idéias surgiram a partir destes encontros mas, a principal é que os/as próprios/as participantes sugeriram dar continuidade aos encontros em 2014 para aprofundarmos alguns temas e também trazer novos/as participantes. O primeiro encontro em 2014 será em fevereiro, em breve estaremos repassando mais informações.
No dia 07 de dezembro foi a última etapa da EAPJ neste ano e à noite realizamos uma confraternização com a presença dos participantes da EAPJ e demais componentes e apoiadores da Associação CORAJEM.
A confraternização que contou com a participação de 40 pessoas foi aberta pela presidente da CORAJEM: Claudete e o jovem da EAPJ: Kléber, fizemos uma apresentação da história da Associação CORAJEM e de todas as atividades e projetos realizados e apoiados em 2013, e em seguida teve um momento de depoimentos e relatos de pessoas que estão inseridas nestas atividades, que foram:
Silvana – professora do curso de agroecologia do IFPR (campus Irati);
Ricardo – representando os/as participantes da EAPJ 2013;
Vicência e Soeli – integrantes do Grupo de Mulheres e Padaria Comunitária do bairro Pedreira;
Marici – representando a REDP (Rede de Educação Popular do Paraná) e Recid;
Rodrigo – representando o FMESI (Fórum Municipal de Economia Solidária de Irati);
            E após um vídeo da música “Sal da Terra”, encerramos com um delicioso e animado jantar.
            Queremos aproveitar a oportunidade e agradecer a todas as pessoas, parcerias e apoiadores que de alguma forma, direta ou indiretamente participaram e contribuíram com o fortalecimento da Associação CORAJEM, e continuamos contando com todos/as na construção desta “vida nova”, conforme a música: “... Vamos precisar de todo mundo, pra banir do mundo a opressão. Para construir a vida nova, vamos precisar de muito amor. A felicidade mora ao lado, e quem não é tolo pode ver... (O Sal da Terra – Beto Guedes)”.

Mais fotos no facebook da Associação CORAJEM, confira lá!!












Nenhum comentário: