quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Um Novo Projeto Acontece em Irati


O Projeto "Juventude da Comunidade Gera Nova Sociedade" esta acontecendo em 2 bairros de Irati, Riozinho Vila Nova, e em alguns municipios de nossa região, Inácio Martins, Guarapuava, Ponta Grossa e Fernandes Pinheiro.
Com o Objetivo de:

Promover e incentivar práticas culturais de fomento a criatividade juvenil a partir de seus anseios, conhecimentos e necessidades, dentro de suas comunidades, no intuito de criar novos Grupos sociais e de geração de trabalho/renda, tendo como alternativa à Sócioeconomia Solidária, assim desenvolvendo uma Rede articulada para a intervenção em políticas publicas, na promoção do desenvolvimento local das comunidades rurais e urbanas empobrecidas da região.

A metodologia do Projeto parte da primicia que os recursos e estruturas para acontecer as ações do mesmo, estão olcultas dentro das próprias comunidades. Em nossas comunidades de Irati e região ja há varios espaços estruturais, como: esolas, igrejas, centros comunitários, praças, quadras de esportes, etc., que são investimentos dos próprios moradores através de contribuições (impostos, dizimos, contribuições espontaneas, festas, etc.). Além destes espaços, que infelizmente estão restritos a um determinado publico, a uma imensidão de experiencias para serem conhecidas e um vasto conhecimento produzido por pessoas e grupos.
Neste sentido a Associação CORAJEM pretende buscar junto a adolescentes e jovens destas comunidades formar uma união em Rede com estes espaços e grupos para desenvolver atividades culturais e formar grupos de: teatro, dança, musica, informatica, artesanato e outros que a comunidade demandar.

Para entendermos melhor este Projeto, abaixo apresentamos os passos:
FASE 1
1° PASSO

MOBILIZAÇÃO DA JUVENTUDE
-Para Reuniões de apresentação do projeto nas comunidades e Parcerias;

2° PASSO
SENSIBILIZAÇÃO NAS COMUNIDADES
-Pesquisar realidade local;
-Apresentação do Diagnóstico construído pela comunidade;
Organizar equipe comunitária - comissão;
-Escolha dos Agentes Jovens que vão atuar nas comunidades;
-Realização do Acampamento/ Encontro da Juventude;

3° PASSO
FORMAÇÃO DE AGENTES JOVENS
-Formação e Capacitação dos Agentes Jovens multiplicadores que promovem ações de mobilização e articulação local e regional por da Escola de Agentes Populares da Juventude";

FASE 2
4° PASSO
ORGANIZAÇÃO - PLANO DE TRABALHO
-Organizar Plano dos Agentes e comunidades
(Planejamento das Ações, Acompanhamento, Avaliação);

5° PASSO
EXECUÇÃO
-Realização das Oficinas culturais;
-Intercâmbios com outras experiências;
-Organização de Grupos locais em atividades demandadas pelos jovens, desenvolvidas em espaços comunitários;
-Constituição de Fóruns e/ou Conselhos municipais;
-Incentivo a criação de Associações e Cooperativas juvenis;
-Criação da Rede Regional da juventude, para troca de experiências, elaboração e intervenção de Políticas Públicas de Economia Solidária e da Juventude a nível regional;
-Apresentação do projeto: consolidação das ações que voltam para o local/comunidades como benefício;

FASE 3
6° PASSO
AVALIAÇÃO DO PROCESSO
-Promover Encontro (2º Acampamento) Regional, Espaço de Manifestações, Celebrações, Apresentações de Ações desenvolvidas pelo Projeto e de Organização do PMAS - Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização para os próximos períodos;
-Promoção de Audiências públicas: nas comunidades e municípios;

7° PASSO
SISTEMATIZAÇÃO E DIFUSÃO DO PROJETO
-Sistematização (Elaboração de Materiais: Vídeos, Livretos, etc.);

Mais informações neste e-mail ou no telefone: 42-3422-9400 ou 9961-1907 com a Equipe de Educadores da CORAJEM.

4 comentários:

Unknown disse...

Para mim a palavra QUE define a "escolinha" e PERFEITA! nela eu aprendiii licões para vida toodaa conhecii pessoas maraviilhosas! q jamais serão esquecidaas! parabéns a associação corajem!!!
ass:andy ;D

Unknown disse...

Para mim a palavra QUE define a "escolinha" e PERFEITA! nela eu aprendiii licões para vida toodaa conhecii pessoas maraviilhosas! q jamais serão esquecidaas! parabéns a associação corajem!!!
ass:andy ;D

Unknown disse...

MARAVILHOSA! gostei muito da 'escolinha" fis novos amigoOs e aprendii muita coisa ADOREI!!! parabéns a ASSOCIAÇÃO CORAJEM pela inicitivaa!
ass; fran

Unknown disse...

HuuUUm OQ FALAR SOBRE A escolinhaaa!? bOm foi maravilhosaa conheci pessoas novaaas e aprendii inumeras coisas! ADOooreiii PARABÉNS ASSOCIAÇÃO CORAJEM!!! foi PERFEIToO
ASS; ADRY