sábado, 14 de março de 2015

Irati sediará a 14° Jornada de Agroecologia do Paraná



Esse ano cidade de Irati, receberá um grande evento.
A 14° Jornada de Agroecologia do Paraná, acontecerá nos dias 24 e 27 de Junho, no CT Willy Laars e no Parque Aquático,em Irati.
A expectativa do evento é reunir mais de 4 mil participantes do movimento. O prefeito Odilon Rogerio Burgath, muito animado com o evento,  fala a importância para a cidade. "Estaremos recebendo pessoas do Brasil inteiro,  inclusive de outros países para participarem deste evento que lutamos para trazer a Irati. Será um grande momento para a cidade e mostraremos para o Brasil e o mundo o que temos aqui na nossa cidade."
Durante o a jornada, ocorrerá conferências, oficinas, seminários, túnel do tempo que mostrará as suas lutas e conquista da organização do povo camponês, além de outras atividades.
José Maria Tardim é integrante da coordenação da jornada e fala sobre as atividades que o evento disponibilizará aos participantes. "A Jornada terá diversas atividades, dentro elas voltadas à ações à agricultura e eventos culturais. Com todo o suporte que a prefeitura está dando, faremos um grande evento."


O que é a Jornada de Agroecologia?


Em 2002, na cidade de Ponta Grossa, se estabeleceu uma ampla coalizão de Movimentos Sociais do Campo, Organizações da Agricultura Familiar e de assessoria dando início as Jornadas de Agroecologia, uma ação inédita e popular de caráter massivo, denúncia e contraponto ao agronegócio, estudo, socialização da prática e da experiência agroecológica e camponesa.


Realizadas ao longo de mais de uma década, as jornadas anuais passaram a representar a síntese do processo de construção da agroecologia e embate ao agronegócio, consolidando-se como uma escola popular e camponesa permanente, renovada ao longo de cada ano, atingindo seu auge nos quatro dias de encontro.


As Jornadas configuram-se como um espaço de estudo, mobilização e troca de experiências, de distribuição de sementes e alimentos, pautando o debate da importância do alimento saudável, da reforma agrária, da proteção do meio ambiente, da valorização da cultura camponesa, da viabilidade da produção familiar e ecológica.


Ainda que as Jornadas de Agroecologia tenham nascido e se mantenham realizadas em municípios do Paraná, elas atingem uma abrangência internacional em seus aspectos de participação e alcance político.

Nenhum comentário: