segunda-feira, 28 de setembro de 2009

APROVADO PROJETO DO GOVERNO FEDERAL EM IRATI E REGIÃO

Foi lançado no mês de setembro de 2009 o edital da SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária) do Ministério Trabalho e Emprego, para continuidade do Projeto Brasil Local. Em Irati e região o Projeto foi executado em 2008 e 2009 e contribuiu para realizar eventos de Economia Solidária, como Seminários e Cursos e na Potencialização de Grupos/Empreendimentos Solidáios de Artesanato, Agricultura Ecológica, Catadores de Material Reciclavel, entre outros por meio de Agentes locais.

O Brasil Local é um Projeto voltado para a geração de trabalho e renda por meio da economia solidária. O Brasil Local fomenta a organização de empreendimentos geridos pelos próprios trabalhadores(as), facilitando o acesso a políticas públicas de incentivo, como capacitação, crédito comunitário, equipamentos, formalização e escoamento da produção.

O Projeto Brasil Local visa, fundamentalmente, promover a geração de trabalho e renda e impulsionar o desenvolvimento sustentável e solidário em comunidades historicamente excluídas das ações emanadas do poder público, através da organização de empreendimentos econômicos solidários, tais como cooperativas, associações de produção, recuperação de empresas, constituição de redes, etc. Com isso, pretende contribuir para o fortalecimento da economia solidária e sua afirmação como estratégia de desenvolvimento sustentável.

Este ano o edital partiu da metodologia de selecionar entidades que se enquadrassem nas seguintes modalidades:

1 – Modalidade A: PROJETO BRASIL LOCAL - AGENTES DE DESENVOLVIMENTO E ECONOMIA SOLIDÁRIA.

2 – Modalidade B: PROJETO BRASIL LOCAL - ETNODESENVOLVIMENTO E ECONOMIA SOLIDÁRIA.

3 – Modalidade C: PROJETO BRASIL LOCAL - ECONOMIA SOLIDÁRIA E ECONOMIA FEMINISTA.

4 – Modalidade D: PROJETO BRASIL LOCAL - ARTICULAÇÃO NACIONAL DAS AÇÕES.

Na modalidade "A" para a nossa região a entidade esolhida foi a AVESOL (www.avesol.org.br) do Rio Grande do Sul que em breve estará iniciando a execução do mesmo.

Os municipios que serão beneficiadas no Paraná são:

Almirante Tamandaré

Campo Mourão

Curitiba

Fernandes Pinheiro

Guarapuava

Inácio Martins

Irati

Mandirituba

Maringá

Piraquara

Pitanga

Ponta Grossa

Pontal do Paraná

Rio Branco do Sul

São José dos Pinhais

Em breve será lançado edital de escolha da Coordenação estadual e dos/as Agentes para execução do Projeto no Paraná para 2009 e 2010.

Mais informação Acesse o documento com o resultado da seleção em www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1085&Itemid=99999999

ou acesse: www.fbes.org.br


Um comentário:

Sara disse...

A bela verdade é que os jovens fazem esse tipo de coisa, espero que em algum momento têm a capacidade de ver as coisas como você está ajudando a todos, espero que você possa fazer essas coisas em Pinheiros