segunda-feira, 28 de setembro de 2009

EAPJ: DESVELANDO A REALIDADE

:A 1ª etapa da Escola de Agentes Populares da Juventude realizada em Irati nos dias 25, 26 e 27 de setembro, superou as expectativas.

A mesma aconteceu na sede do Conselho da Comunidade da Comarca de Irati e reuniu mais de 50 jovens de vários Organizações da Juventude dos municípios da região sul do Paraná. Estiveram presentes de Inácio Martins: Associação Ação Urbana, de Fernandes Pinheiro Grupo de Agricultura Ecológica, de Guarapuava jovens de grupos de Comunicação e de Musica, de Irati: Grupo de Jovens de Guamirim, Grupo de Teatro Jesus nos Abane, Comissões Comunitárias da Juventude dos bairros Riozinho e Vila Nova, além da CORAJEM que coordenou a primeira etapa da Escola.

Esta Escola é uma das ações do “Projeto Juventude da Comunidade Gera Nova Sociedade”. Para conhecer o Projeto, Cliqu Aqui!

A Escola utiliza a metodologia do educador Paulo Freire e também é um espaço de dinâmicas, animação, trabalhos em grupo, troca de experiências e autogestão.

A 1ª etapa foi realizada neste último final de semana. No dia 25 aconteceu a abertura da Escola com a apresentação do teatro “Associação CORAJEM: 5 anos de Ousadia e Mobilização Popular” o qual contou com a atuação de jovens do Grupo de teatro “Jesus nos Abane” e da Associação CORAJEM. Além dos jovesn que participaram da escola tambem estiveram presentes, familiares, apoiadores, parcerias e comunidade.

No dia 26, para trabalhar com o tema Educação Popular, a educadora e Assistente Social Gisele Carneiro do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo – CEFÚRIA, de Curitiba, fez um resgate através da linha do tempo, situando a história do povo brasileiro, suas lutas e conquistas, desvelando vários mitos que percorrem a história da humanidade e que não são abordados na escola convencional.

E no dia 27, o assessor e terapeuta Renato Marochi, utilizou várias dinâmicas para trabalhar com o tema: Afetividade e Sexualidade, situando o ser humano como parte integrante da natureza em sua essencia. Por fim, a pedagoga da Associação CORAJEM, Joelma Domingues Patczyk, encerrou esta etapa com o tema: Gênero e Relações Humanas, quebrando mitos e mostrando a importancia das relacṍes humanas.

As próximas etapas acontecerão em

23, 24 e 25 de outubro com os temas:

-Cultura e Arte Popular;

-Comunicação Popular;


e 27, 28 e 29 de novembro com o tema:

-Trabalho e Vida: Economia Popular Solidária;

Também queremos ressaltar que a Associação CORAJEM, conta com uma Rede de parcerias e apoio de grupos, entidades e movimentos a nível municipal, estadual e nacional, que acreditam na renovação de lideranças e na construção de um novo Projeto de Sociedade a partir da juventude:

Apoiadores da Escola e que estavam presentes: Rede de Educação Cidadã – RECID; CEFÚRIA (Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo); UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Secretaria Municipal do Bem-Estar Social de Irati; Pastoral da Criança de Irati; Conselho da Comunidade – Comarca de Irati; Projeto Brasil Local; Centro de Estudos Ernesto Che Guevara; Associação União Irati; APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná - núcleo de Irati.

Para mais informações entre em contato:

Telefone: 042-3422-94-00

E-mail: corajem@corajem.org.br

Blog: associacaocorajem.blogspot.com

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 43 – Centro, Irati-Paraná

Nenhum comentário: