quinta-feira, 2 de abril de 2009

HISTÓRICO DA CORAJEM

1. A Associação
A CORAJEM vem realizando há cerca de 10 anos, na região de Irati, no Centro-Sul do Paraná, trabalhos informais na área de formação e educação popular. As nossas atividades se iniciaram em 1996 com serviços junto a adolescentes e jovens da Igreja católica como Pastoral da Juventude até o ano de 2002 sem nunca ter recebido remuneração de qualquer natureza.
Entretanto, com constantes solicitações de trabalho a assessorias de cursos, grupos, palestras e encontros tornou-se imprescindível a formalização. Iniciando assim, a estruturação jurídica (em 2004) como uma Associação (CORAJEM), para viabilizar o estabelecimento de convênios, projetos e receber doações que permitam o custeio das atividades executadas e agora previstas no estatuto. Assim, iniciamos um trabalho com entidades que lutam pela promoção de adolescentes e jovens e direitos sociais, na necessidade de ampliar o território de ação para toda a região Centro-Sul (4 municípios) visando atender aos anseios de adolescentes e jovens do campo e da cidade.
A CORAJEM não atua sozinha, ela faz parte das Redes de Colaboração e Economia Solidária que tem como objetivo promover a superação da exclusão social e econômica e a intervenção nas políticas públicas através do fortalecimento e ampliação de iniciativas locais organizadas com o anseio de propor soluções à tantos problemas sociais vividos em nosso meio, através de ações como a Soberania e Segurança Alimentar, Economia Popular Solidária, Educação Popular e etc.
Além disso, a Associação tem várias parcerias e apoio com grupos, entidades e movimentos populares:

-Rede “Trabalho Libertação Popular” – Regional;
-CEFÚRIA (Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo) - Paraná;
-Rede de Educação Cidadã - TALHER - Paraná;
-Projeto Brasil Local - Paraná;
-APP Sindicato - Sindicato dos Trabalhadores em Educação pública do Paraná – Núcleo de Irati;
-Conselho da Comunidade - Irati

2- A nossa Missão e objetivo:
* Apoiar e contribuir na organização e formação de grupos populares com as comunidades, a partir do protagonismo de adolescentes, jovens ,mulheres e familias respeitando assim, suas realidades e vivências; tendo como base a Educação Popular.
3- Descrição do Projeto em que atuamos:

Organização da sociedade civil da região Centro-Sul através das Redes de Colaboração e Economia Solidária:
style="text-decoration: none;"
*Fundamentos do Projeto de Redes
A recente multiplicação e expansão de organizações, grupos, associações e entidades atuando nos campos da economia, assistência social, meio-ambiente, política e cultura, visando assegurar e defender nossos direitos, relações sociais, educação de qualidade, princípios éticos e valores humanos e inclusão social, nos levou à proposta de unir estas iniciativas existentes para discutir problemas e soluções que são de interesse comum, formando assim Redes de Colaboração e Economia Solidária.
3.1 Histórico das Redes
O que se pensava era como resolver problemas crônicos e pertinentes como a fome e a miséria ou a desigualdade social. Então, no ano de 2002 na cidade de Irati foi iniciado um processo de parceria entre a Pastoral da Juventude, Instituto Equipe de Educadores Populares, Agricultores da região, Pastoral da Criança, e algumas Associações de bairros, para buscar formas de superar estes problemas. Depois de algumas reuniões, chegou-se a conclusão de unir agricultores e consumidores, resgatando iniciativas já existentes na região e construindo outras.
A partir desta ação, outras organizações sentiram-se atraídas pela proposta, ampliando-se este Mutirão em 5 municípios do Centro-Sul do Paraná (Irati, Inácio Martins, Guarapuava, Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro). Além da participação das organizações da região, outras foram criadas a partir das comunidades e da mobilização e organização popular, como: Grupos de Agricultura Ecológica, Horta Comunitária, Movimentos de Mulheres, Clubes de Trocas, Comitês Populares e Grupos de jovens.
Por tanto, estamos promovendo por meio de relações de interação/cooperação entre agricultores familiares ecologistas, entidades parceiras e moradores de bairros de baixa renda nas cidades, mediados pelas Redes, propostas alternativas de Geração de Trabalho e renda, dentro da dinâmica de Economia Solidária, como também de Segurança e Soberania Alimentar e Consumo Responsável, pelo fato de escolher como beneficiários da proposta as populações sob risco de segurança alimentar, além de outras preocupações diretamente envolvidas como saúde pública, transição para o modelo agroecológico, cooperativas de empreendimentos solidários e intervenção nas políticas públicas em nível local e regional, tanto para comunidades rurais como urbanas.

3.2 Ações/ Temas:
- Economia Popular Solidária;
- Organização Popular;
- Consumo responsável e Soberania Alimentar;

3.3 Público alvo:
- Juventude - Projeto: ’’Juventude da Comunidade Gera Nova Sociedade’’
- Mulheres;
- População de bairros urbanos periféricos e comunidades rurais;

3.4 Metodologia:
- Educação Popular: metodologia Freireana;
- Método Pastoral;

4- Experiências assessoradas pela CORAJEM:

Organização de bairros da periferia de Irati
Em 2003 trabalhamos com a organização de dois bairros periféricos de Irati: Pedreira e Dallegrave. Esta organização gerou: Comitês de segurança alimentar, Clubes de Trocas, Movimento de Mulheres Costureiras, Grupos de Adolescentes e Jovens, Cursos de violão, Curso bíblico, Curso de Multiplicadores de Economia Solidária.
Junto a essas iniciativas aconteceram encontros de formação em Educação popular, Economia solidária, Soberania alimentar e sobre a importância da organização comunitária dos bairros.
Neste sentido, que o projeto se apresenta, com o propósito de dinamizar e ampliar ações locais junto às populações urbanas mais carentes nas áreas de geração de trabalho e renda e Consumo responsável, canalizando para formação de Redes de Colaboração Solidárias e intervenção nas Políticas Públicas locais. E é junto a essa realidade dos bairros/comunidades que atualmente a organização dos bairros ainda persiste através do Clube de Trocas.

5- Membros da associação Corajem

Responsável pela Instituição: Cristiane de Paula - Presidente
Equipe Interna Responsável pelos Projetos:
Tais Regina Denhuke – Educadora em Economia Popular Solidária;
Rodrigo Luís de Souza – Educador em Educação Popular e Segurança Alimentar.
Cristiane de Paula – Educadora em Formação Popular, Adolescência e Juventude;
Juliete Ap. Leite - Educadora em Comunicação e Adolescência e Juventude.

- Atual Diretoria e Equipe que desenvolverá as atividades do Projeto ’’Juventude da Comunidade Gera Nova Sociedade’’:
Presidente: Cristiane de Paula
Vice-Presidente: Juliete Ap. Leite.
1º Secretária: Fernanda Walk
2ª Secretário: Wederson Kovaltschuk
1ª Tesoureira: Taís Regina Denhuke
2º Tesoureiro: Antônio Luís de Souza

- Conselho Fiscal: Heloíse A. de Lima, Antônio Mostefaga,
Sandro Rodrigo Cosmo e Simone Sebastiana de Lima.

- Sócios: Tatyelly Shaieni Pacheco, Laíse de Paula, Silvane Ap. Matoso, Sulivam dos Santos, Patrícia Borcath, Nattalie Ap. Pinheiro, Caroline Menon e Josiane Ap. de Deus.


Data de fundação: 09 de março de 2004 ---------- CNPJ: 06.281.255/0001-56

Para maiores informações entre em contato com a Associação CORAJEM:
Telefone: 042-3422-94-00
Rua: Barão do Rio Branco, 43 - Irati/PR
Blog: http://www.associacaocorajem.blogspot.com/
E-mail: corajem@corajem.org.br

Nenhum comentário: