sexta-feira, 7 de maio de 2010

Região de Irati participa da Feira Regional de Ecosol em Curitiba

A diversidade de produtos e feirantes solidários foi grande. Cerca de 70 grupos ou associações de clubes de troca e economia solidária de mais de dez cidades participaram do evento.
Comidas, bebidas e produtos orgânicos. Verduras fresquinhas e diferentes tipos de artesanatos, como as cestarias indígenas, bordados, bolsas e tricôs. Além de livros e roupas novas e usadas, todos os produtos foram comercializados.
Para as trocas de saberes e valores, onde a “mercadoria” é o conhecimento, foram realizadas inúmeras oficinas, palestras e seminários.
A Feira também contou com o clube de trocas, onde os participantes utilizaram a moeda social, chamada de girassol, e efetuaram as trocas de produtos por matérias-primas, como legumes e verduras por linhas para tricô, por exemplo.
Além do clima de comunhão entre feirantes e visitantes, a maioria moradores do Bairro Novo e região, o compasso da festa foi conduzido pela música, presença ininterrupta nos três dias de evento. Caixas de som espalhadas pelo pátio privilegiaram os ritmos nacionais: forró, moda de viola, choro e samba foram os estilos mais tocados.
As apresentações culturais aconteceram principalmente no período da tarde, com música, dança e performances teatrais. “A possibilidade de sair de outros bairros, de outras periferias para poder mostrar a sua arte é fantástica para essas pessoas, elas trabalham muito para poder mostrar sua arte e, frequentemente, não encontram espaço para isso”, reforça Magda.

Participantes da região de Irati:
Assim como nossos companheiros/as feirantes de Curitiba e região vieram a Feira de Ecosol em Irati, aproximadamente 35 pessoas dos grupos de Irati e região também foram participar da Feira de Curitiba:
-Associação de artesãos - Inácio Martins ;
-Associação de artesãos - Irati;
-Associação de mulheres - Rebouças;
-Cedejor (Prudentópolis e Mallet);
-Associação de mulheres do bairro Engenheiro Gutierrez - Irati;
-2 grupos de artesanatos - Mallet;
-Associação de artesãos - Cruz Machado;
-Grupo de agricultura ecológica - Fernandes Pinheiro;
-Associação CORAJEM - Irati;

Fonte: Cefúria e CORAJEM.

Nenhum comentário: