quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

1ª Ciranda da RECID aprofunda educação popular junto ao FSM 10 Anos

De 19 a 29 de janeiro, um grupo de 100 educadores(as) populares de todo o Brasil montará sua tenda no Rio Grande do Sul onde participa da 1ª Ciranda do Programa Nacional de Formação, cujo tema foi: “metodologia da educação popular”. A Atividade faz parte do Programa Nacional de Formação da Recid.

O objetivo desta Ciranda é garantir o aprofundamento coletivo da vivência da metodologia da educação popular e dos princípios e diretrizes do Projeto Político Pedagógico (PPP), potencializando também a sistematização coletiva das experiências.

Temas como a história da educação popular no Brasil, a perspectiva da educação popular crítico Freireana, falas significativas, levantamento de temas geradores, pesquisação, entre outros, fizeram parte do aprofundamento do grupo que participaram da Ciranda. Na prática, ressalta a equipe de coordenação, esta atividade que fortalece o trabalho do educador popular que atua na ponta com diferentes grupos.

Esta atividade integra as ações do Programa Nacional de Formação (PNF), elaborado coletivamente pelos educadores populares da Recid em 2009. O PNF tem como objetivo maior “fortalecer os processos de formação na base de grupos e núcleos e a organização popular com os(as) trabalhadores e grupos vulneráveis, tendo em vista a conquista dos direitos e a construção de um Projeto Popular para o Brasil”.

Esta ciranda se realizou em 3 momentos pedagógicos relacionados:
a) Aprofundamento e vivência sobre a concepção, a metodologia e o método da educação popular crítico-freireana – 19 a 24/01 – Com todos os(as) educadores(as) concentrados em Canoas-RS.
b) Participação descentralizada (os/as educadores/as se dividirão por temas e eixos) nas atividades auto-gestionadas do Fórum Social 10 Anos – 25 a 27/01 – Sapiranga, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas e Porto Alegre-RS.
c) Sistematização das experiências – 28/01 – Todos(as) os(as) educadores(as) em Canoas
d) 29/01 – Encerramento do FSM – Todos em Porto Alegre

O exercício de realizar esta Ciranda junto ao FSM, segundo Selvino Heck, assessor especial da Presidência da República, foi para nos provocar a pensar qual o papel da Rede de Educação Cidadã, como instrumento a serviço das causas populares, neste momento da história e sobre quais exigências e desafios são colocados para aqueles(as) que se colocam a serviço de um processo de libertação popular.

Durante a Ciranda, os(as) educadores(as) acolheram e analisaram as cartas pedagógicas enviadas pelos estados, nas quais constam uma avaliação do processo da Recid em cada localidade. Antônio Gouvêa, professor da Universidade Federal de São Carlos e da PUC de São Paulo, e Maria Guadalupe, professora da rede pública de educação de Porto Alegre-RS, se revezaram na tarefa de fazer a assessoria à Ciranda.

Outras duas Cirandas estão previstas no Programa Nacional de Formação, com temas: Projeto de Sociedade e Modelo de Desenvolvimento e comunicação, entre outros.

Fonte: www.recid.org.br

Assista o vídeo sobre a Ciranda!

Nenhum comentário: