quinta-feira, 26 de novembro de 2009

3ª ETAPA DA ESCOLA DE AGENTES POPULARES DA JUVENTUDE.

É realizada neste final de semana (27,28 e 29/11/09) a 3a Etapa da Escola de Agentes Populares da Juventude.

O tema desta Etapa foi “Trabalho e Vida” Economia Solidária.

No dia 27/11 – Sexta-feira, os jovens assistiram o Vídeo “Ilha das Flores” e em seguida foi feita uma roda de conversa sobre a situação da pobreza gerada pela inconseqüência de uma pequena parcela da humanidade. Apesar dos programas assistenciais e do empenho da sociedade civil, 14 milhões de pessoas passam fome no mundo.

No dia 28/11 – Sábado, a turma foi conhecer uma alternativa de consumo consciente na 1ª Feira municipal de Economia Solidária de Irati. Dentro da feira os jovens fizeram uma Pesquisa para saber como funciona esta alternativa, em seguida aconteceu uma Oficina de “Consumo Consciente” onde os jovens da Escola, consumidores e produtores assistiram o vídeo "Consumo, a Grande Loucura".
A tarde tentamos buscar entender como funciona o nosso atual sistema econômico, que ultimamente só tem gerado a desigualdade social e o não acesso a direitos básicos do ser humano.
Para isto a turma foi dividida em grupos onde conversaram sobre as seguintes perguntas:
-Da onde vieram (nasceram, viveram, etc.) meus avós e por que?
-Em que profissão eu gostaria de trabalhar, e será que vou conseguir?
-Eu me considero uma pessoa com todos os meus diretos garantidos? Por que?
-O que eu gostaria, ter patrão ou ser patrão?

Na continuidade da tarde o Agricultor Ecologista e Assessor de Agroecologia Gelson de Paula, fez uma exposição resgatando como o agronegócio vem destruindo o meio ambiente e quanto de agrotóxico vem sendo colocado no nosso prato de comida.
Em seguida assistimos mais alguns vídeos sobre a realidade das grandes cidades, números sobre os transportes, trabalho/emprego, super população, etc.

A noite fizemos uma experiência de Feira de Trocas “Ecobanco”, onde os jovens construíram as suas próprias moedas e fizeram várias trocas de produtos.

No dia 29/11 – Domingo pela manhã, aconteceu a Dinâmica da fabrica, onde entendemos quanto este sistema capitalista acumula recursos na mão de poucos e muitos são explorados e não tem a noção disto.
Em seguida foi apresentada como está funcionando a Economia Solidária no Brasil (Meios de comercialização, Políticas Publicas, Campanha da Fraternidade 2010, Conferencias, etc.);

A Escola encerrou fazendo uma Avaliação Geral e Encaminhamentos para a próxima:

Para o ano que vem a Comissão da escola representada por grupos de vários municípios da região, decidiu que a Escola terá mais duas etapas, assim em vez de 3, agora serão 5 etapas que são as seguintes:

1.Educação Popular e Movimentos Sociais;
2.Comunicação Popular;
3.Espiritualidade e Gênero;
4.Arte e Cultura Popular;
5.Identidade e Movimentos da Juventude.

A Comissão irá se reunir para definir mais detalhes no dia 20 de fevereiro de 2010.

Vejam as Fotos!

Nenhum comentário: