quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Polo Norte terá verão sem gelo em até dez anos

Dados divulgados nesta quarta-feira (15) por uma equipe de exploradores que percorreram o Ártico durante três meses dizem que o Polo Norte vai se transformar em um mar aberto durante o verão dentro de uma década.

A equipe de pesquisa liderada pelo explorador Pen Hadow, mediu a espessura do gelo com trenós e caminhou até a parte norte do Mar de Beaufort, no Polo Norte no início deste ano, durante um projeto de pesquisa. Seus resultados mostram que a maioria do gelo na região tem cerca de 1,8 m de profundidade e irá derreter nos próximos verões.

Peter Wadhams, da Universidade de Cambride (Reino Unido), analisou as informações e disse que as camadas de gelo devem desaparecer por completo.

- Agora, é mais provável que a área se torne uma região de águas abertas a cada verão, antecipando a data potencial quando o gelo marinho do verão terá completamente desaparecido.

Ele explicou que o local ficará totalmente sem gelo no verão dentro de 20 anos, sendo que grande parte da diminuição glacial vai acontecer em dez anos.



Martin Sommerkorn, da ONG WWF, disse que o mar do Ártico ocupa uma posição central no sistema climático da Terra.

- Essa perda de cobertura de gelo do mar Ártico foi recentemente avaliado e terá um impacto muito além do Ártico em si. Isto poder provocar inundações que afetam um quarto da população do mundo, um aumento substancial das emissões de gases com efeito de estufa em reservatórios de carbono maciço e extremas mudanças climáticas globais.


As mudanças naturais estão ligados ao efeito estufa e aquecimento global.

O efeito estufa é um fenômeno de aumento da temperatura terrestre causado por buracos na cama de ozônio da Terra a partir da liberação de gases tóxicos , uma das principais causas do aquecimento global, que acontece no momento em que a combustão faz com que gases tóxicos formem uma camada na atmosfera, impedindo a liberação do calor no planeta.

Nenhum comentário: