terça-feira, 27 de outubro de 2009

É REALIZADA A 2a ETAPA REGIONAL DA ESCOLA DE AGENTES POPULARES DA JUVENTUDE EM IRATI.

Com o obejtivo de despertar novas lideranças da Juventude na região, aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro a 2a Etapa da EAPJ - Escola de Agentes Populares da Juventude.

Esta etapa teve como temas: Comunicação Popular e Cultura e Arte Popular. No dia 24 aconteceu o tema "Comunicação Popular", assessorada por Taís Regina Denhuke (Assessora de Comunicação da Associaçào CORAJEM, estudante da UNICENTRO no curso de Pedagogia e Vice Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de IratI) que teve a seguinte dinâmica: pela manhã uma exposição, por meio de vídeos, da situação dos nossos meios de comunicação, em seguida, ainda pela manhã, a turma foi dividida em 5 grupos que debateram as seguintes perguntas:
1.Quais são as formas de comunicação que existem hoje?
2.Quais os nomes destes meios?
3.Quais destes voce mais gosta?
4.Quem são os donos destes meios?
5.O que voces acham da programação e conteúdo destes meios?

Em seguida foi feita uma exposição dos grupos e um debate na plenária e chegamos a conclusão que são muito poucos os meios de comunicação que ajundam no desenvolvimento da Juventude. Na maioria estes meios (radio, TV, internet, etc.) dominam e alienam.

A tarde do dia 24 foram realizadas 4 oficinas temáticas de: 1) Radio Comunitária; 2) Teatro do Oprimido; 3) Gravação e Edição de Vídeo e; 4) Jornal.

Na noite Cultural que aconteceu ainda no dia 24 (sabado), houve uma apresentação da Companhia de Teatro “Jesus nos Abane” com o tema “Relações Culturais” e em seguida foram apresentada o conteudo das Oficinas que tinham sido realizadas a tarde.

No dia 25 (domingo) o tema foi: “Cultura e Arte Popular” que teve a assessoria de Heloise de Lima de Guarapuava (estudante da UNICENTRO no curso de Arte e Educação). Pela manhã ela fez uma exposição, por meio de filme “O Povo Brasileiro”, (baseado na obra de Darcy Ribeiro) que destacou as nossas raizes culturais a partir da linguagem, alimentação, expressões culturais, etc.

A tarde, assistimos e debatemos mais alguns vídeos sobre as danças que são tradicionais do Brasil, como: o fandango do Paraná, maracatu, dança de quadrilha entre outras.

Após foram feitos alguns exercícios corporais em forma de jogos.

Encerramos a 2a Escola com uma avaliação e com a Mistica por meio de uma dança de roda.

Um comentário:

Construtor disse...

Quando decidimos ficar em pé, abandonando a milenar posição ajoelhada, aí começamos a fazer uma outra história.