segunda-feira, 14 de março de 2011

Economia Solidária em pauta no Congresso Nacional

O deputado federal Ságuas Moraes (PT-MT) anunciou apoio e defesa permanente da Política de Economia Solidária ao participar de audiência pública, nesta terça-feira (22.02), na Câmara dos Deputados.
Realizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), a audiência reuniu os parlamentares para analisar a situação do setor em relação ao novo governo e as contribuições da economia solidária à erradicação da pobreza extrema e ao desenvolvimento territorial, sustentável e solidário.
De acordo com o deputado, que já propôs projeto semelhante na Assembleia Legislativa de Mato Grosso quando deputado estadual em 2002, o Programa de Economia Solidária é uma política social fundamental para a geração de emprego e renda. “Trabalhamos neste projeto há muito tempo. Trata-se de um programa que vai além da agricultura familiar. É uma política que agrega muitos arranjos produtivos, apoio ao artesanato e a colônia dos pescadores, a iniciativa e fortalecimento dos grupos de costureiras. Enfim, é um projeto que cada vez mais ganha corpo na sociedade brasileira, cada vez mais reúne pequenas iniciativas em muitas cidades e estados brasileiroS”, disse.

Para Ságuas, a Economia Solidária tem que ser pauta constante no Parlamento e no Poder Executivo federal, estadual e municipal. “Eu defendo esta política e apoio as iniciativas do Fórum Nacional de Economia Solidária e no que depender do mandato, certamente estarei atuando com o objetivo de fortalecer esta política, assim como a Secretaria Nacional de Economia Solidária, órgão ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego”, destacou.

Programa – A Economia Solidária envolve relações econômicas e sociais que têm por base a autogestão e o enfrentamento à exclusão social. Os empreendimentos econômicos solidários são formados por cooperativas ou associações relacionadas a movimentos sociais de mulheres, agroecologia, cultura e comunidades tradicionais

Nenhum comentário: