terça-feira, 27 de julho de 2010

Moeda social começa a circular na comunidade de Faxinal dos Marmeleiros, município de Rebouças

Uma nova moeda entra em circulação na comunidade de Faxinal dos Marmeleiros, área rural de Rebouças, trata-se da ASMUC, uma moeda social criada pela associação de Mulheres do Marmeleiro.A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda. Praticava-se o ESCAMBO, simples troca de mercadoria por mercadoria.Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas e, aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. Eram as MOEDAS-MERCADORIAS.
Com o passar do tempo, as mercadorias tornaram-se inconvenientes às transações comerciais, em virtude da oscilação de seu valor, assim como pelo fato de não serem fracionáveis e por serem facilmente perecíveis, não permitindo o acúmulo de riquezas.
Quando o homem descobriu o metal, logo passou a utilizá-lo para fabricar seus utensílios e armas, anteriormente feitos de pedra. As primeiras moedas surgiram no século VII a.C. e foram criadas para facilitar a troca.
No caso da Moeda social da ASMUC não é diferente, ela serve para facilitar a troca dos produtos produzidos na panificadora comunitária. Funciona assim: as pessoas levam o material reciclado até a Panificadora, trocam pela moeda social "ASMUC" e com ela compram produtos na Panificadora.

Um comentário:

HUGOBARBOZZA disse...

SOU COLECIONADOR DE CEDULAS MOEDAS E SELOS. MORO NO RIO DE JANEIRO E GOSTARIA DE TROCAR REAIS POR UMA COLEÇÃO DESSAS CEDULAS SOCIAIS DE VOCE. PARA ISSO PEÇO A JUDA DE ALGUEM QUE POSSA ME ENVIAR UMA CONTA BANCARIA ONDE EU POSSA FAZER O DEPOSITO REFERENTE AO VALOR DAS CEDULAS, MUITO BONITAS POR SINAL. MEU EMAIL É: hugobarbozza@gnmail.com