De acordo com levantamento publicado no ano de 2009 [1], existem município de Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba, pelo menos 15 comunidades faxinalenses (227 comunidades faxinalenses em todo o Estado do Paraná). Destas 15, destacam-se os conflitos que envolvem os chacreiros (pessoas de fora da comunidades, que não respeitam os costumes e a cultura faxinalense), as ameaças contra as lideranças faxinalenses e os fechos (o cercamento de áreas de uso comum da comunidade).
Os faxinalenses, enquanto grupos tradicionais, necessitam de seu território para continuarem a reproduzir a sua cultura e seus costumes.Portanto, a perda de seu território implica na perda não somente de seus meios materias de produção, mas também de reprodução, de sua cultura, de seus costumes tradicionais.
Este será o cenário desta 26ª Romaria da Terra, marcado para o dia 19 de agosto, e trará como lema “A diversidade camponesa cuida da terra, promove a vida”.
A Romaria é organizada no Paraná há 26 anos pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e reúne dioceses, paróquias, entidades parceiras, organizações dos trabalhadores do campo e da cidade.
Para maiores informações sobre a Romaria, entrar em contato com o escritório da CPT em Curitiba, das 14h às 17h – falar com Daiana: (41) 3224-7433 ou pelo e-mail cptparana@gmail.com
[1] ver livro “Terra de Faxinais”, organizado por Alfredo Wagner Berno de Almeida e Roberto Martins de Souza. Disponível em: http://www.novacartografiasocial.com/downloads/Livros/livro_faxinais.pdf
Cartaz da Romaria da Terra 2012 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário