"A ordem é ninguém passar fomeProgresso é o povo feliz"Zé Pinto, Ordem e Progresso
Assentamento Contestado, na Lapa-PR |
A Rede de Educação Cidadã – RECID realizou
nos dias 15 e 16 de dezembro um curso de formação em educação popular, baseado
na perspectiva da pedagogia de Paulo Freire. O curso aconteceu no assentamento Contestado,
município da Lapa-PR, e teve como facilitadora Ana Inês de Souza.
Dentre as discussões e temas, o curso
possibilitou um resgate do contexto histórico em que viveu Paulo Freire, e a
maneira como este olhou para a história de seu país e percebeu os processos de
desumanização e resistência de seu povo.
A proposta da pedagogia de Paulo Freire é a
de possibilitar uma educação que ajude o povo a pensar; que as pessoas sejam
capazes de ler não apenas textos, mas contextos.
Freire propõe uma metodologia diferenciada de
trabalho com as comunidades, em que o educador deve buscar as palavras que tem
significado para determinadas pessoas ou comunidades e, a partir dessas
palavras, poder problematizar questões sociais.
Na oportunidade, foi exibido um filme, da
série Realidade Brasileira (segue abaixo).
No filme, Freire discute, entre outras
coisas, a importância do “sonhar, projetar, o conjecturar sobre o amanhã”, que
se trata de um ato político e ético. “quem é o sujeito beneficiado do seu
sonho?”. Freire diz que é preciso sonhar por justiça, direitos, por liberdade,
não uma liberdade individual, mas coletiva.
Visita a Mandala do Sr. Henrique, assentado do MST |
O curso foi um importante espaço para
reflexão das ações realizadas pelos grupos participantes, num constante
processo de auto-avaliação sobre as práticas, e se estas caminham no sentido de
uma emancipação ou libertação popular, ou reproduzem a lógica do capital.
"As pegadas das pessoas que andam juntas nunca se apagam" (provébio Congo) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário