quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Curso de Educação Popular Crítico Freiriana



"A ordem é ninguém passar fome 
Progresso é o povo feliz"
Zé Pinto, Ordem e Progresso
Assentamento Contestado, na Lapa-PR
A Rede de Educação Cidadã – RECID realizou nos dias 15 e 16 de dezembro um curso de formação em educação popular, baseado na perspectiva da pedagogia de Paulo Freire. O curso aconteceu no assentamento Contestado, município da Lapa-PR, e teve como facilitadora Ana Inês de Souza.
Dentre as discussões e temas, o curso possibilitou um resgate do contexto histórico em que viveu Paulo Freire, e a maneira como este olhou para a história de seu país e percebeu os processos de desumanização e resistência de seu povo.


A proposta da pedagogia de Paulo Freire é a de possibilitar uma educação que ajude o povo a pensar; que as pessoas sejam capazes de ler não apenas textos, mas contextos.







Freire propõe uma metodologia diferenciada de trabalho com as comunidades, em que o educador deve buscar as palavras que tem significado para determinadas pessoas ou comunidades e, a partir dessas palavras, poder problematizar questões sociais.
Na oportunidade, foi exibido um filme, da série Realidade Brasileira (segue abaixo).
No filme, Freire discute, entre outras coisas, a importância do “sonhar, projetar, o conjecturar sobre o amanhã”, que se trata de um ato político e ético. “quem é o sujeito beneficiado do seu sonho?”. Freire diz que é preciso sonhar por justiça, direitos, por liberdade, não uma liberdade individual, mas coletiva.

Visita a Mandala do Sr. Henrique, assentado do MST

O curso foi um importante espaço para reflexão das ações realizadas pelos grupos participantes, num constante processo de auto-avaliação sobre as práticas, e se estas caminham no sentido de uma emancipação ou libertação popular, ou reproduzem a lógica do capital.

"As pegadas das pessoas que andam juntas nunca se apagam" (provébio Congo)


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