sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A GRANDE CAMPANHA DO PARTIDO DA MIDIA CONTRA A JUVENTUDE

A grande imprensa brasileira faz campanha aberta pela criminalização da juventude e toda a questão de propagar que se trata de um "problema".

A exemplo do que faz na cobertura geral do Brasil, enfocando sempre as mazelas, o PIG, ao invés de noticiar os tantos avanços na política pública de juventude, vem com uma reportagem desnecessariamente manipulada como a Impunidade faz jovens voltarem ao crime, aponta estudo feito em MG, publicada no G1, dia 25 último.

No corpo do texto, o G1 vai adiante, dizendo que "a sensação de impunidade e as falhas na recuperação desses jovens levam a crimes mais graves, como assassinato"

O título distorce completamente os fatos ao deixar entender que o crime resulta não de uma condição social juvenil que não dá outra saída, mas aos problemas de punição. Um completo absurdo! Não é possível que os chefes da editoria ou o jornalista responsável pela matéria realmente acreditem nisso.

O pior é que os crimes citados na matéra, baseados no levantamento feito pelo Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator, entre dezembro de 2008 e março de 2009, são leves: tráfico de drogas (25,4%), porte de drogas (20%), furto (12%), roubo (10%) e porte de arma (5,4%). Porém isso só se descobre lendo. Se não, a imaginação produz imeditamnte uma horda de jovens latrocidas, o que deve ser a intençao.

Mais dramática é a conclusão dizendo que a Secretaria de Estado de Defesa Social do governo mineiro, diz que não sabe quantos desses adolescentes voltam a cometer crimes. Então, o que é, no que se ampara, além de preconceito, estereótipo e o mais puro direitismo, a afimação do título de que impunidade faz jovens voltarem ao crime (sic)?

Com reportagens assim ou como uma recente do Estadão, que estampava a assertiva de que menos jovens e armas, era igual a menos violência, manipulando todo um estudo acadêmico, o PIG tenta formar opinião que desdenhe das PPJs do Governo Federal e assentar as bases ideológicas para o país ser conivente com medidas arbitrárias e ineficazes como o toque de recolher e a redução da idade penal, propostas do DEM e PSDB para a juventude brasileira.

Nenhum comentário: